Isidoro

sexta-feira, 28 de maio de 2010

Hipertexto

O Hipertexto é uma forma de conhecer outros tipos de conceitos em relação ao trabalho que esta fazendo, através de caminhos utilizando meios mais faces de navegar pela internet, porque temos informações em formas links, oferecendo acesso sob demanda de informações que estendem ou complementam o texto que trabalhamos. e podemos ir muito longe em nossas pesquisas, muitas informações e muito mais.
“O Hipertexto é o termo que remete a um texto em formato digital, ao qual agrega-se outros conjuntos de informação na forma de blocos de textos, palavras, imagens ou sons, cujo acesso se dá através de referências específicas denominadas hiperlinks, ou simplesmente links. Esses links ocorrem na forma de termos destacados no corpo de texto principal, ícones gráficos ou imagens e têm a função de interconectar os diversos conjuntos de informação, oferecendo acesso sob demanda as informações que estendem ou complementam o texto principal. O sistema de hipertexto mais conhecido atualmente é a World Wide Web, no entanto a Internet não é o único suporte onde este modelo de organização da informação e produção textual se manifesta”.
A World Wide Web (que em português significa, "Rede de alcance mundial"; também conhecida como Web e WWW) é um sistema de documentos em hipermídia que são interligados e executados na Internet.
Os documentos podem estar na forma de vídeos, sons, hipertextos e figuras. Para visualizar a informação, pode-se usar um programa de computador chamado navegador para descarregar informações (chamadas "documentos" ou "páginas") de servidores web (ou "sítios") e mostrá-los na tela do usuário. O usuário pode então seguir as hiperligações na página para outros documentos ou mesmo enviar informações de volta para o servidor para interagir com ele. O ato de seguir hiperligações é, comumente, chamado de "navegar" ou "surfar" na Web.
Esta forma de fazermos pesquisa sem ter que acessar varios site é muito bom, e aconselho aos colegas que utilize também estes meio de acesso. muito bom trabalhar com alunos em pesquisas utilizando essas ferramentas.
Muito obrigado e um abraço.

Como Professor e Aprendiz

Tenho muitas expectativas de que com este curso através de reflexões sobre a prática, aprenderei como levá-las para dentro da sala de aula de uma maneira que venham auxiliar na construção do conhecimento e não apenas como entretenimento. Sou um profissional que se preocupa em atualizar-se a cada dia, pois não somos conhecedores da verdade e sempre aprendemos algo com os nossos alunos no dia a dia. Na minha atuação como professor de sala de aula procuro a cada dia leva-los algo novo e desenvolver metodologias que despertem o interesse dos alunos em busca algo novo. Como sabemos que a leitura é um ponto de partida para viajar no mundo da imaginação, tento inserir os meus alunos o prazer pela leitura através do estudo proporcionado.
As minhas atividades práticas em sala de aula buscam despertar o interesse dos alunos de forma alegre e coerente para que os mesmos tenham o hábito de ler e escrever. Procurando inteirar com os assuntos de inovações de nossos cotidianos e tentando colocar em pratica aquilo que foi lido. Debatemos sobre os assuntos abordados, fazemos questionamentos e elaboração de sínteses e contextualizamos com sua realidade. Quando os alunos questionam procuro resolve-lo da melhor forma possível, os meus alunos questionam com bastantes perguntas por curiosidades, onde desta forma procuro prepará-los as novas informações que encontram na cultura fazendo sempre paralelos da pesquisa com a realidade.
Sempre estou procurando faz mudanças na maneira de ensinar conforme vou aprendendo, também com os alunos porque sempre tem algo importante para ser acrescentado ou mudado na minha forma de ensinar.
Temos que caminhar juntos educadores/alunos e aperfeiçoar o conhecimento enquanto temos oportunidade e encontramos alguns alunos que realmente desejam aprender de fato, isto nos leva a pensar realmente o que e educação, e que temos de melhor para oferecermos aos nossos alunos. Com a evolução da tecnologia temos que procurar alcançar o melhor desta ciência que nos envolve como professor e aprendiz.